= Trabalhos em curso
O texto abaixo pode não estar ainda completo e alguns dos links podem não ter a página correspondente, estando por isso apresentados a vermelho. Seremos tão breves quanto possível.
A aplicação web Mdi Dashboard permite efetuar o upload de dados já formatados e contruir com eles os dashboards (painéis de controlo) para acompanhar graficamente a evolução de um departamento, negócio, vida útil de uma viatura, leituras recolhidas por sensores de temperatura ou humidade, etc., etc., etc.
![]() |
---|
Fig.1 - Página de entrada da aplicação Mdi Dashboard |
Hoje em dia, o conhecimento que se tem dos dados é o principio fundamental para a tomada das decisões certas para um negócio. Podemos considerar as aplicações, tais como os ERP (Enterprise Resource Planning) ou os CRM (Customer Relationship Management), como colecionadores de dados, que ao fim de algum tempo têm nas respetivas bases de dados uma quantidade de informação que assoberba qualquer pessoa que a pretenda analisar.
A chave para a tomada de decisões baseadas na informação disponibilizada pelos dados é pois encontrar aqueles que na realidade importam e formatá-los de forma a que sejam fáceis de entender. Depois, dependendo do destinatário, é necessário apresentar a informação de forma a que seja por ele percebida. Uma das formas mais fáceis de tornar os dados compreensíveis, isto é, de retirar informação dos dados de forma a que seja compreendida por destinatários técnicos e não-técnicos, é criar dashboards que mostrem facilmente todos os dados relacionados num só sitio.
Um dashboard é uma forma de visualização de dados. A informação pode ser mostrada de muitas maneiras mas a intenção principal de uma apresentação usando um dashboard é mostrá-la de uma forma expedita, usando por exemplo KPIs (Key Performance Indicator), diversos tipos de gráficos ou tabelas resumo.
Normalmente um dashboard recebe informação do mesmo tipo. Não é normal que um dashboard de vendas contenha informação sobre os recursos humanos ou sobre as viaturas da empresa, a não ser que se queira demonstrar algum efeito com uma dada causa. No entanto, um mesmo dashboard poderá conter diversos elementos a processar a informação, tais como tabelas ou gráficos.
Os dashboards permitem a monitorização de qualquer tipo de atividade, criando relatórios para acompanhamento de objetivos, por exemplo. As vantagens obtidas são as seguintes:
Para começarmos a utilizar a aplicação Mdi Dashboard vamos correr as etapas que são apresentadas a seguir.
Registar-se na aplicação
O primeiro passo a dar quando ainda não tem conta aberta na aplicação web Mdi Dashboard.
Login
Como efetuar a entrada na aplicação web Mdi Dashboard.
Menu do Utilizador
Descrição do menu do utilizador.
Painel de Controlo
Aceder ao painel de controlo da aplicação web Mdi Dashboard.
API
Como utilizar API da aplicação web Mdi Dashboard para construir, por exemplo, a minha aplicação de upload de dados.
Apesar de ser possível fazer o upload (carregamento) manual dos ficheiros de dados, este procedimento pode não ser o mais aconselhável quando estamos perante a necessidade de efetuar atualizações frequentes. Partindo deste principio, ou melhor, desta necessidade, a Microdigital desenvolveu uma pequena aplicação que faz o carregamento dos dados para atualizar os dashboards construídos.